Covid: cai em 38% número de teresinenses na fase de contágio

De acordo com a pesquisa da Prefeitura de Teresina, mais de 12 mil pessoas estão infectadas com o novo coronavírus.

O número de teresinenses afetados pela Covid-19 e ainda com potencial para transmitir o novo coronavirus caiu em 38%, de acordo com a 15ª pesquisa de investigação sorológica divulgada hoje (29) pelo prefeito da capital piauiense, Firmino Filho.

Segundo os dados coletados de 24 a 26 de julho, 12.454 pessoas estão na fase de contágio. No período de 17 a 19, eram 20.151. O levantamento da Prefeitura de Teresina é feito em parceria com o Instituto Opinar, sempre de sexta-feira a domingo.

“A curva de infectantes está caindo e a tendência é seguir assim. Se observarmos os dados gerais, no período de 15 a 17 de maio tivemos 11.502 pessoas com o vírus ativo e agora temos 12.454″, disse o prefeito.

Apesar destes números de semanas diferentes serem bem próximos, Firmino lembra que o contexto é outro. “Em maio, o total de pessoas imunes era bem menor e o vírus tinha um grande campo de indivíduos para contaminar”, analisou.

Na avaliação do prefeito, os “mais de 12 mil infectantes já estão cercados por mais de 100 mil imunes que não vão pegar e transmitir o vírus”.

Imunes

Segundo a sondagem, 107.587 pessoas já estão imunes à Covid-19, provocada pelo coronavírus, e 77.922 se encontram em processo de imunização contra a doença.

“Mais da metade das pessoas que pegaram o vírus em Teresina já está imune. Assim, o vírus tem maior dificuldade de transmissão, que é o que se tem observado na nossa cidade”, disse.

Ele também ressaltou a queda do R0 (R-zero), a taxa de transmissão do vírus em Teresina, que ficou em 0,62 nesta etapa da pesquisa. Pela primeira vez o R0 fica abaixo de 1 por duas semanas consecutivas.

Positivos

A quantidade total de positivados também apresentou queda. Essa semana, foram identificadas 197.963 pessoas, contra 201.768 registradas na etapa anterior da pesquisa.

A pesquisa revela ainda que a quantidade de positivados é 15 vezes maior que os 13.568 casos confirmados oficialmente pelo Centro de Operações de Emergência da Fundação Municipal de Saúde (FMS) no período da coleta dos dados.

“Ainda é um número alto, mas podemos observar que, ao longo das várias etapas da pesquisa, esse grau de subnotificação foi caindo”, disse.

Covid-19 em Teresina

A zona Leste não teve nenhum caso de coronavírus neste levantamento. A região foi a primeira a ser infectada pela Covid-19 e agora tem um percentual elevado de pessoas com imunidade. Essa pode ser a causa da situação atual.

Enquanto isso, a Sul tem 62% dos infectados. É a região mais afetada. Já as zonas Norte e Sudeste aparecem com 15% e 23%, respectivamente.

Covid-19 por faixa etária

As faixas etária de 15 a 24 anos, 25 a 34 anos e 45 a 54 anos apresentaram o maior percentual de contaminados: 23%, segundo a última pesquisa.

Mais uma vez não foi registrado nenhum caso de pessoas positivas para a Covid-19 entre os maiores de 70 anos.

As crianças e adolescentes de 0 a 14 anos e adultos de 55 a 69 anos também empataram com 8% dos casos.

 

Share

Deixe uma resposta