Lojas de Teresina reabrem com jornada de 6 horas em 4 dias da semana

Na zona Leste da cidade, as lojas poderão abrir das 14h às 20h, mesmo horário que vai valer para os shoppings.

O comércio varejista de Teresina retoma as atividades nesta segunda-feira (27) com jornada reduzida. O expediente será de segunda a quinta-feira, das 9h às 15, no centro comercial. Na zona Leste, as lojas poderão abrir das 14h às 20h. Os shoppings voltam a funcionar no dia 3 de agosto.

No comércio varejista e atacadista podem funcionar as lojas de informática, telefonia e comunicação, eletrodomésticos e eletrônicos, equipamentos de áudio e vídeo, móveis, instrumentos musicais e acessórios, artigos médicos e ortopédicos, ótica e joalheria, petshop, equipamentos para escritório, artigos fotográficos e de filmagem.

O comércio da capital estava fechado desde a segunda quinzena de março, quando foram decretadas medidas para conter o avanço do novo coronavírus.

Respeito aos protocolos

O prefeito Firmino Filho lembra que o respeito aos protocolos de segurança é fundamental para o sucesso desta fase da retomada e para que se possa avançar para as etapas seguintes.

“Nesse processo temos que ter muito cuidado porque é delicado. Qualquer sinalização para o avanço da Covid-19 em Teresina, teremos que frear ou retroceder. É fundamental que tenhamos uma reabertura gradual e segura para não colocarmos nossa população em risco”, disse.

Firmino Filho explica que as regras precisam ser cumpridas e para isso é necessário o empenho de toda a população e não apenas de empresários e poder público.

“Se não respeitarmos as regras, vamos ter problemas como outras cidades tiveram no seu processo de reabertura e não queremos que isso aconteça aqui. O que vai acontecer em Teresina daqui a 14 dias é resultado do que estamos fazendo hoje”, alertou.

Em um vídeo publicado nas suas redes sociais, o prefeito fala da nova fase no processo de retomada das atividades econômicas na capital. (Veja o vídeo no final da matéria).

Ruas bloqueadas

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informa que as ruas do centro de Teresina continuam interditadas, mesmo com a autorização de funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais.

O objetivo é dar mais espaço para as pessoas caminharem nas ruas da região, evitando assim aglomerações, no perímetro das ruas Desembargador Freitas, Paissandu, David Caldas e Avenida Maranhão.

Fiscalização

O gerente de operações de Trânsito da Strans, Denis Lima, explica que as ações de fiscalização permanecem com a presença dos agentes de segunda-feira a sábado, das 6h às 18h.

“Os agentes estarão a postos para garantir a circularão somente dos veículos permitidos pelo Decreto Municipal e conforme já estamos realizando há duas semanas. Quanto aos demais veículos, eles poderão optar pelas vias paralelas ou próximas aos locais interditados”, explica.

Até agora a interdição provocou uma redução de 90% no tráfego de veículo na área central da cidade.

 

 

Deixe uma resposta