Professora Nadir Nogueira é candidata a reitora da UFPI

A eleição será dia 12 de agosto. Depois, o Conselho Universitário se reúne para definir os nomes da lista tríplice.
Vice-reitora da UFPI, professora Nadir Nogueira (Foto: Divulgação)

A professora Nadir Nogueira é candidata ao cargo de reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Outras três chapas também vão disputar a eleição, prevista para 12 de agosto. Antes, haverá debate entre os candidatos nos dias 31 de julho e 3 e 10 de agosto.

Atual vice-reitora, Nadir Nogueira exerce o cargo pela segunda temporada consecutiva, juntamente com o reitor José Arimatéia Dantas, cujo mandato encerra em novembro deste ano. O professor Marcos Lira é o candidato a vice.

A eleição para a reitoria tem duas etapas. Na primeira, acontece a consulta pública junto aos estudantes, docentes e servidores. Na segunda, o Conselho Universitário define a lista tríplice, que geralmente contempla os mais votados.

A lista com os três nomes é enviada ao Ministério da Educação, responsável pela nomeação do novo dirigente.

Nadir Nogueira

Formada em Nutrição pela UFPI, tem mestrado e doutorado em Ciências dos Alimentos pela USP. É professora titular do Departamento de Nutrição. Orientadora em nível de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Ciências e Saúde e Alimentos e Nutrição.

Na gestão universitária, exerceu os cargos de sub-chefe do Departamento de Nutrição, vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Saúde; pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, entre outros.

Marcos Lira

Graduado em Engenharia Elétrica e Física, é professor de Engenharia Elétrica e dos cursos de mestrado em Engenharia Elétrica e mestrado em Ensino de Física e colaborador do mestrado em Climatologia, da UECE. Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPI.

Foi o primeiro coordenador eleito do curso de Engenharia e assumiu interinamente a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Outros candidatos

Os professores Sandra Ramos, Gildásio Guedes e André Macedo também disputam a preferência da comunidade universitária. O voto será pelo sistema online.

Carta proposta

A vice-reitora divulgou as propostas para sua gestão na mais antiga universidade do Piauí, caso seja eleita. No documento, segundo ela, estão compromissos “imprescindíveis à busca da excelência no ensino, na pesquisa e na extensão”.

Nadir Nogueira diz que vai buscar os “avanços necessários na inovação e na inclusão social e regional”. A candidata defende ainda “práticas sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do Piauí” visando uma sociedade “menos desigual”.

Confira alguns pontos da carta proposta:

Ensino de Graduação

Implantar programa de acompanhamento da qualidade de ensino de graduação;

Fomentar e apoiar a realização de eventos científicos para discutir, nos campi da UFPI, a dinâmica própria das licenciaturas e processo de formação pedagógica permanente na instituição;

Instituir o Programa Meu Primeiro Estágio;

Avaliar a necessidade de ampliação de licenciaturas noturnas;

Investir na excelência do ensino básico, técnico e tecnológico;

Pesquisa, Inovação e Pós-graduação

Criar o Instituto de Pesquisa e Inovação de Base Tecnológica;

Buscar parcerias estaduais, municipais, com instituições de pesquisa e na iniciativa privada, para a implantação do Parque Científico e Tecnológico da UFPI;

Apoiar projetos na área de biodiversidade e conservação, fortalecendo a vocação de pesquisa nessa área;

Integração, extensão e cultura

Implantar o Programa de Educação Tutorial (PET);

Lançar o edital de concessão de bolsas para coordenadores de projetos de extensão de grande impacto social;

Instituir a Semana de Arte e Cultura nos campi da instituição;

Incentivar a abertura de empresas juniors;

Inclusão e Assistência Estudantil

Ampliar as equipes dos Núcleos de Assistência Estudantil (NAEs) para melhor suporte técnico e profissional no atendimento à comunidade universitária;

Melhorar as condições de serviço e atendimento dos Restaurantes Universitários;

Melhorar a Infraestrutura dos serviços de Assistência Estudantil;

Ampliar a política de inclusão digital na UFPI.

Gestão de Pessoas e Governança

Manter a política de incentivo e apoio aos técnicos administrativos quanto à realização de capacitações e qualificação, em nível de especialização, mestrado e doutorado;

Aprimorar o sistema de remoção e redistribuição de servidores; com ênfase na transparência dos processos.

 

Deixe uma resposta