Confira o que funciona nesta sexta e no fim de semana em Teresina

A finalidade das medidas é melhorar a taxa de isolamento social em Teresina, que reabre no comércio na segunda-feira.

A partir desta sexta-feira (24) voltam a valer as medidas restritivas de funcionamento das atividades econômicas nos finais de semana. As restrições foram implementadas pela Prefeitura de Teresina com o objetivo de aumentar os índices de isolamento social durante o processo de retomada da economia na capital.

Confira o que abre e o que fecha a partir de amanhã:

O que funciona na sexta-feira

Nesta sexta (24) estarão autorizados a funcionar mercados, supermercados, hipermercados e congêneres; panificadoras e padarias; serviços bancários; casas lotéricas; atividades de distribuição e comercialização de combustíveis; farmácias e drogarias, serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta; órgãos e profissionais de comunicação; situações comprovadas de urgências e emergências; e serviços de transportes de cargas.

Supermercados e postos de combustíveis

Como não funcionam no final de semana, os supermercados ampliaram o expediente entre quarta e sexta-feira. Lojas que fechavam mais cedo vão atender os clientes até às 22h.

Os postos de combustíveis foram autorizados a abrir até à meia-noite de sexta-feira. Esta é uma forma de compensar por não funcionarem aos sábados e domingos.

Sábado e domingo

As restrições são ainda mais severas no sábado (25) e domingo (26), podendo funcionar apenas farmácias e drogarias; serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta e situações comprovadas de urgências e emergências.

Serviços públicos como energia elétrica, saneamento básico, funerários, segurança pública, telecomunicações e radiodifusão, além de estabelecimentos que funcionam operando fornos, em turnos ininterruptos de 24h, estão autorizados a funcionar neste período, respeitando as determinações sanitárias para a contenção no novo coronavírus, inclusive, quanto aos atendimentos emergenciais.

Fiscalização

A fiscalização das medidas restritivas é feita pela Guarda Civil Municipal e vigilância sanitária municipal, em articulação com os serviços de vigilância sanitária federal e estadual, e com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Secretaria de Transportes – SETRANS/PI. O descumprimento das restrições resulta em aplicação de multa, podendo evoluir para interdição total da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento.

Isolamento social

Essas medidas mais rígidas de isolamento social foram aplicadas em todos os finais de semana de julho como uma forma de reforçar o isolamento social durante o processo de reabertura das atividades econômicas em Teresina.

“Tudo que estamos fazendo é no sentido de melhorar nossos índices e reduzir a disseminação do vírus, porque esse é um dos critérios para avançarmos nessa retomada. Por isso frisamos que esses setores que estão voltando devem obedecer aos protocolos de segurança. E nos finais de semana, é estritamente necessário o cumprimento das medidas mais rígidas de isolamento”, disse.

O que abre no dia 27, segunda-feira

A primeira etapa da Fase 2 está marcada para iniciar no dia 27 de julho, quando estarão autorizados a funcionar o comércio atacadista e varejista de itens não essenciais, como eletrodomésticos, além de pet shop, agências de viagens, serviços administrativos, de edifícios, missas, serviços religiosos e espaços abertos de parques, reservas naturais e zoológico. Atividades físicas em espaços abertos também serão permitidas.

Com informações da Semcom

 

Deixe uma resposta