Curada de Covid-19, sanfoneira anima pacientes em hospital de Teresina

Leia mais na coluna: deputado Georgiano Neto é transferido para UTI; e o Piauí quita suas dívidas com a União.
Anayane Maris com os profissionais de saúde do hospital (Foto: Divulgação)

A sanfoneira Anayane Maris, que venceu a batalha contra a Covid-19, animou os pacientes diagnosticados com a doença internados no Hospital da Santa Maria da Codipi, na zona Norte.

Acompanhada de profissionais da saúde, ela percorreu as enfermarias da unidade e, juntos, seguindo os protocolos de segurança, eles levaram um momento de descontração, com mensagens e músicas.

Anayane faz parte da banda “As Fulô do Sertão”. Ela e outras pessoas da família já tiveram a doença.

“Sabemos o quanto é difícil estar internado e ficar isolado em ambiente hospitalar. Por isso, resolvemos trazer muita música e animação para os pacientes e para esses profissionais maravilhosos”, disse.

Georgiano Neto, com Covid, é transferido para UTI

O deputado estadual Georgiano Neto, diagnosticado com Covid-19, informou hoje (17) através das suas redes sociais que foi transferido para uma UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde faz tratamento.

“Comunico a todos que sigo fazendo o tratamento contra a Covid-19 com muito sucesso. Os sintomas leves que eu estava sentindo (tosse e febre) desapareceram. Mas como estou vivendo o pico da doença (9º ao 13º dia) e minha saturação está oscilando, o médico decidiu pela transferência para um leito de UTI, com um cateter na narina, bem como cogita mudar medicação”, escreveu no Instagram.

Ele acrescentou que “ficou descartada a necessidade de entubação. Grato a todos pelo apoio, estamos vencendo sem grandes complicações! Se cuidem”.

O parlamentar do Piauí, juntamente com o pai, o deputado federal Júlio César Lima, também com diagnóstico de Covid-19, optaram por fazer o trabalho na capital paulista.

Piauí liquida todas as dívidas com a União

O Piauí é o único estado do país que liquidou todas as dívidas com a União (a DMLP e as oriundas da lei 8.727/93 e da lei 9.496/97). A informação foi confirmada pelo coordenador de Haveres Financeiros da Secretaria do Tesouro Nacional (STN/Coafi), Rafael Pena, ao secretário Rafael Fonteles, nessa quinta-feira (16).

“É um feito único no Brasil. A dívida oriunda da lei 9496/97 já tinha sido quitada em 2012 e agora quitamos as outras duas dívidas com a União”, afirma o secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles.

Contra o sedentarismo

Campanha publicitária do Governo do Estado pede que os piauienses façam em exercícios físicos em casa, como forma de manter o isolamento social e evitar o contágio com o novo coronavírus.

O educador físico Demóstenes Ribeiro, que encabeça um movimento a favor da reabertura das academias de ginástica no Piauí, condena essa atitude. Para ele, trata-se de um incentivo ao sedentarismo.

“O sedentarismo provoca doenças”, disse.

“A prática da atividade física melhora as defesas naturais do organismo, ou seja, reforça o sistema imunológico, que é fundamental em tempos de pandemia”, afirmou o profissional.

Cancelado réveillon na Avenida Paulista

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, cancelou as celebrações de ano-novo na capital. O evento ocorre na Avenida Paulista.

O réveillon na Paulista costuma atrair até 2 milhões de pessoas que assistem a diversos shows e à queima de fogos na passagem de ano.

Motivo: pandemia do novo coronavírus.

 

Deixe uma resposta