Confira os novos setores liberados para retomar as atividades

Em Teresina, a segunda fase do processo foi transferida para 20 de julho, conforme decisão do prefeito Firmino Filho.

Decreto publicado pelo Governo do Estado lista os setores da economia autorizados a retomar as atividades a partir desta segunda-feira (13). São eles os negócios dos ramos agropecuários, Indústrias de fabricação de Alimentos e Bebidas, transporte de cargas e fabricação de embalagens e indústrias de extrativistas.

Esta é a segunda fase da primeira etapa de reabertura da economia, paralisada desde março passado, por causa da pandemia do novo coronavírus. Em Teresina, a segunda fase está prevista para 20 de julho, segunda-feira da próxima semana.

O prefeito Firmino Filho resolveu mudar a data do dia 13 para 20 porque muitas lojas estavam funcionando irregularmente na capital, desrespeitando as medidas de isolamento social, cujo objetivo é evitar a proliferação do vírus que provoca a Covid-19.

Normas de segurança

Para iniciar o funcionamento é necessário que os estabelecimentos apresentem o Plano de Vigilância Sanitária, sendo que para locais com até 19 colaboradores deve ser apresentado o Plano Simplificado e com mais de 20 colaboradores, o Plano Ampliado.

Os protocolos específicos dispõem sobre higienização do local, equipamentos, utensílios, também pessoal dos trabalhadores, distanciamento, transporte de pessoas, serviços de refeitório, controle de matéria prima e produção dentre outros.

Na mesma data o governador do estado do Piauí, Wellington Dias incluiu o ramo de alimentação por drive trhu, nos serviços considerados essenciais.

Veja o decreto no Diário Oficial do Estado

 

Deixe uma resposta