Anexo do HUT aumenta números de leitos de UTI

Serão 60 leitos para atender pacientes da doença, sendo 24 vagas para terapia intensiva, além das 48 existentes no HUT.
Hospital de Campanha do HUT (Foto: Rômulo Piauílino)

O Hospital de Campanha João Claudino, anexo do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), já pronto para receber os primeiros pacientes de Covid-19. Na manhã desta terça-feira (7), o prefeito Firmino Filho visitou os dois primeiros módulos onde serão disponibilizados inicialmente 24 leitos de UTI. No total, o hospital de campanha tem capacidade para atender 60 pacientes com estado grave da doença.

“Toda a rede de atenção hospitalar de Teresina está em seu limite máximo. Os especialistas dizem que é necessário ter, pelo menos, 30% dos leitos de UTI disponíveis para ter uma segurança no atendimento dos pacientes com Covid-19. Portanto, a entrega desse hospital é um passo importante. Sabemos que a cidade entrou no pico da doença na segunda quinzena de junho e que o Piauí vai entrar na segunda quinzena de julho. Precisamos estar preparados para qualquer eventualidade”, disse Firmino.

O diretor geral do HUT, Rodrigo Martins, explica que as escalas do hospital de campanha, com as equipes de saúde, já foram montadas e contam com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos. Os pacientes que serão atendidos na unidade provisória devem chegar regulados da rede municipal. “O hospital de campanha é uma extensão do HUT, que vai receber esses pacientes, realizar exames e encaminhá-lo ao anexo para os devidos cuidados”, informou.

Ao todo, o hospital de campanha João Claudino Fernandes vai contar com 60 leitos de UTIs distribuídos em 5 módulos. Além disso, no próprio HUT, já estão disponíveis 48 UTIs destinadas a pacientes diagnosticados com Covid-19.

Semcom

 

Deixe uma resposta