Bibliotecas da UFPI desenvolvem ações durante a quarentena

Alguns serviços que eram prestados apenas no local, como cursos e treinamentos, foram oferecidas a outros públicos através da internet.
Biblioteca Central da UFPI (Foto: Divulgação)

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Piauí (SIBiUFPI) vem desenvolvendo algumas ações durante o isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus. Tudo para evitar que os usuários dos serviços essenciais das bibliotecas fossem afetados na quarentena.

“Apesar das bibliotecas da UFPI estarem fechadas para o atendimento público, a maioria dos serviços estão sendo prestados de forma remota. Alguns serviços que eram prestados apenas no local, como cursos e treinamentos, puderam ser ampliados chegando a outros públicos por meio da internet. A Biblioteca tem feito treinamentos online apresentando outras fontes de pesquisas para os seus usuários e comunidade. Ressalta-se que a criação de perfis da Biblioteca nas redes sociais tem permitido uma comunicação mais ágil e eficiente com seus usuários e comunidade”, informou o diretor da Biblioteca Jornalista Carlos Castello Branco, Rigoberto Veloso de Carvalho.

Dentro da proposta dos cursos e treinamento, foram promovidos os Ciclos de Minicursos com abordagens sobre comunicação científica, bases de dados, gerenciador eletrônico de referências, normas da ABNT, APA e Vancouver, com conteúdos elaborados e apresentados pelos bibliotecários que compõem o SIBiUFPI.

O I Ciclo ofertou 600 vagas em 10 minicursos, no período de 4 a 25 de maio. A procura foi tanta, que os organizadores lançaram o II Ciclo com 1.920 vagas em 12 minicursos, entre 15 de junho a 10 de julho. O diretor Rigoberto Veloso ficou satisfeito com o alcance da ação. “Por meio dos minicursos online, a Biblioteca pode chegar a outros públicos, de outras cidades do Estado e outros estados do Brasil. A procura foi grande, extrapolando o número de vagas ofertadas, o que permitiu uma segunda fase para este serviço. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) permitiu boa interação entre participantes e ministrantes, fazendo com que os conteúdos fossem bastante aproveitados”, ressaltou.

Outras ações desse período foram a abertura de processo para compra de e-books, base de dados e solução de busca integrada, e a abertura de processos de empenho para aquisição de livros.

O SIBiUFPI já está articulando, também, o retorno às atividades presenciais com elaboração e apresentação do protocolo de reabertura das bibliotecas da UFPI no pós-pandemia. Nesse sentido, foi realizada uma reunião com o Reitor da UFPI, professor José Arimatéia Dantas Lopes, e com o pró-Reitor Lucas Araújo, da Pró-Reitoria de Administração, e a prefeita Gabriela Celso, no dia 23 de junho. Enquanto o retorno não é possível, o Sistema continua com os atendimentos à comunidade, como os serviços de fichas catalográficas pelo SIGAA e certidões negativas de débito, sendo feitos 145 de cada nesse período.

Além disso, a direção da BCCB integra o Comitê Gestor de Crise da UFPI, participa de lives para prestar informações à comunidade e realizou campanha solidária para doação de alimentos e eletrodomésticos para uma aluna da Instituição que teve a casa atingida por enchente, no bairro Ininga, na zona Leste de Teresina.

Em agosto, a Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco celebra 25 anos. Para comemorar a data, será feito um concurso para eleição da logomarca do Sistema de Bibliotecas da UFPI. O edital será divulgado na página da UFPI e nos perfis nas redes sociais da UFPI e BCCB.

Segundo o diretor Rigoberto Veloso, todas as Bibliotecas da UFPI continuam oferecendo aos seus usuários os serviços necessários, via remota, de certidão negativa de débito, ficha catalográfica e consulta ao catálogo eletrônico.

“Nenhum usuário das Bibliotecas terá prejuízo com multas de empréstimos vencidos durante o período da pandemia. Já elaboramos um protocolo de segurança para retomada dos serviços presencialmente, no pós-pandemia, de forma segura e confortável para todos os usuários”, finalizou.

UFPI

 

Deixe uma resposta