Confira os cuidados fundamentais na retomada das atividades

O objetivo é evitar o aumento do número de infectados e de óbitos pela Covid-19.
Uma das recomendações é lavar bem as mãos (Foto: Pixabay)

Com o início da primeira fase da retomada das atividades econômicas nesta segunda-feira (6) em Teresina, a Vigilância Sanitária do município alerta para os cuidados fundamentais para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

“Devemos redobrar os cuidados neste momento em que algumas atividades voltam a funcionar na cidade. É importante planejar as atividades antes de sair de casa”, explica a gerente da Vigilância Sanitária de Teresina, Jeanyne Seba.

A gerente orienta também sobre o comportamento a ser adotado caso seja necessário utilizar alguns dos serviços que estão em funcionamento.

Confira:

Evitar cumprimentar as pessoas com apertos de mãos, abraços, beijos ou outro tipo de contato físico;

Evitar tocar a boca, nariz e rosto com as mãos;

Ficar em casa sempre que possível e utilizar os serviços online e delivery;

Sempre ficar a uma distância mínima de dois metros de qualquer pessoa dentro da empresa;

Realizar a higienização das mãos ao entrar e sair de estabelecimentos, ao acessar balcões de atendimento e “caixas”;

Evitar conversar, manusear telefone, ou tocar no nariz, boca, olhos durante a permanência no interior dos estabelecimentos;

Durante as compras, reduzir o manuseio de produtos e realizar pagamentos de preferência por meios eletrônicos;

Não demorar muito tempo nos estabelecimentos.

A gerente ressalta ainda sobre a importância do uso de máscara de tripla proteção como forma de proteção. Ela lembra que é preciso lavar as mãos com água e sabão ou passar álcool 70% antes de colocar a máscara no rosto.

“A máscara deve ficar ajustada ao rosto cobrindo totalmente a boca e o nariz, não devendo ser retirada para tossir, espirrar ou falar. A troca de máscaras deve ser feita a cada duas horas, ou sempre que estiver úmida. Ela deve ser retirada pela frente e guardada em um saco plástico bem fechado, de onde será retirado apenas para lavar novamente, ou para ir ao lixo, no caso das descartáveis”, disse Jeanyne Seba.

A gerente lembrou que o uso de máscara não garante a proteção total do indivíduo. “Mesmo com toda essa orientação, o isolamento social é a melhor forma de proteção da população. Sem esse compromisso, mais pessoas podem ser infectadas pelo vírus, o retorno das atividades econômicas fica comprometido e as medidas de flexibilização podem ser adiadas”, disse.

Com informações da Semcom

 

Deixe uma resposta