Confira o que funciona neste sábado e domingo em Teresina

As medidas de restrições são importantes para garantir a retomada gradual das atividades econômicas a partir de segunda-feira. 

As medidas restritivas para aumentar o índice de isolamento social, importante para evitar o contágio pelo novo coronavírus, continuam em vigor neste sábado (4) e domingo (5).

Os supermercados fecham porque estão sendo ponto de aglomeração de pessoas. Sábado passado as lojas abriram por força de uma liminar, mas logo a decisão foi derrubada voltaram a fechar.

As restrições mais rígidas fazem parte do plano para a retomada gradual das atividades econômicas a partir da próxima segunda-feira (6).

O que pode funcionar sábado e domingo

Com base nos decretos do Governo do Estado e da Prefeitura de Teresina, são estes os serviços liberados para funcionar:

farmácias e drogarias;

serviços de saúde;

serviços de segurança e vigilância;

serviços de delivery exclusivamente para alimentação e situações comprovadas de urgências e emergências.

Outras atividades que poderão funcionar

O novo decreto determina ainda que os serviços públicos como energia elétrica, saneamento básico, funerários, segurança pública, telecomunicações e radiodifusão, além de estabelecimentos que funcionam operando fornos, em turnos ininterruptos de 24h, estão autorizados a funcionar neste período, respeitando as determinações sanitárias para a contenção no novo coronavírus, inclusive, quanto aos atendimentos emergenciais.

Fiscalização

As medidas determinadas no decreto serão fiscalizadas pela vigilância sanitária municipal, em articulação com os serviços de vigilância sanitária federal e estadual, e com o apoio da Guarda Civil Municipal, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – Strans, da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Secretaria de Transportes – Setrans/PI.

Será reforçada a fiscalização para impedir aglomeração de pessoas; circulação em grande número de pessoas em locais públicos; consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e direção sob efeito de bebida alcoólica. Quem for flagrado sem máscara será multado.

 

Deixe uma resposta