Ônibus devem circular só com passageiros sentados; veja regras

O Governo do Estado divulgou as normas para a retomada das atividades econômicas a partir do dia 6 de julho.
Transporte coletivo em Teresina

Os ônibus urbanos e veículos do transporte alternativo deverão circular no Piauí apenas com passageiros sentados. Esta é uma das regras que constam no protocolo divulgado pelo Governo do Estado para a retomada das atividades econômicas a partir do dia 6 de julho.

As normas são para evitar aglomeração de pessoas e, com isso, combater a proliferação do novo coronavírus, que já provocou 726 mortes no estado e infectou 24 mil pessoas. Por causa da pandemia do vírus, vários tipos de negócios estão parados há mais de 100 dias.

As regras para o transporte público

A recomendação para os idosos e pessoas do grupo de risco é que fiquem em casa, evitando assim o uso do transporte público e consequentemente a exposição à Covid-19, doença provocada pelo coronavírus.

Os táxis e veículos de transporte de passageiros por aplicativos deverão permitir a lotação máxima de três pessoas. Ainda segundo as regras publicadas no Diário Oficial do Estado, edição de ontem (2), está proibida a oferta de balas e água aos usuários.

Os motoristas deverão garantir álcool 70% aos passageiros, além de manter os veículos com as janelas abertas, durante a viagem.

Conforme o protocolo, os veículos deverão ser equipados com “barreiras de proteção, de material transparente, para isolamento dos motoristas e cobradores”. O uso de máscara é obrigatório e a falta do equipamento será punida com multa.

No caso de embarque de passageiros, deve ser obedecido o “o distanciamento de no mínimo dois metros entre os passageiros”.

Orientações aos passageiros

O documento do Governo do Estado faz as seguintes recomendações aos usuários de transportes coletivos:

Higienizar as mãos com água e sabão ou sabonete líquido e, alternativamente, com álcool a 70% sempre ao deixar o transporte coletivo e ao chegar em casa, antes de realizar qualquer outra atividade;

Usar a máscara de uso obrigatório;

Manter o distanciamento de outras pessoas;

Não tocar os olhos, boca ou nariz, caso seja necessário, higienizar as mãos antes com álcool a 70% friccionando por 20 a 40 segundos;

Não entre com sapatos que veio da rua dentro de casa;

Troque de roupa ao chegar em casa e coloque-a para lavar;

No transporte coletivo, dar preferência ao pagamento da passagem através do cartão, evitando contatos com dinheiro para cobrador e usuário. Ao realizar o pagamento com dinheiro, higienizar as mãos com álcool a 70% logo em seguida.

Pagamentos

No caso de táxis e veículos de aplicativos, o pagamento deve ser feito por cartão de crédito ou débito, transferência bancária por aplicativos, pagamento por aproximação de celular/relógio, entre outros meios de pagamentos eletrônicos disponíveis, com objetivo de minimizar a transmissão do novo coronavírus através circulação de papel moeda.

No transporte intermunicipal, de acordo com o decreto, a preferência é “por adquirir passagens por meio de aplicativos de venda online das empresas”.

Nos ônibus urbanos em Teresina, usar o cartão disponibilizado pelo Setut, o sindicato patronal do setor.

Orientações para o transporte intermunicipal

Realizar desinfecção das bagagens despachadas no momento do desembarque e ao chegar em casa, assim como as bagagens de mão;

Não utilizar transporte público se estiver com sintomas da Covid-19;

Evitar comer e conversar dentro de transporte público.

 

Deixe uma resposta