Os supermercados e postos de combustíveis fecham no sábado e domingo, conforme decreto da prefeitura da cidade.

A população de Teresina vai enfrentar medidas mais rígidas de distanciamento social a partir desta quinta-feira (2) e até o próximo domingo (5). O objetivo é evitar aglomerações para conter o avanço do novo coronavírus.
Segundo o prefeito Firmino Filho, quanto mais pessoas aderirem à quarentena será possível “avançar na retomada das atividades de forma segura para toda sociedade”. A reabertura gradual começa na segunda-feira, dia 6.
Entre outras medidas, o decreto da prefeitura da capital proíbe o funcionamento de supermercados e de postos de combustíveis no sábado e domingo. Confira:
Ponto facultativo
O prefeito decretou ponto facultativo nos órgãos municipais nesta quinta e sexta-feira. Os serviços essenciais serão mantidos, como limpeza pública, segurança e saúde. O Governo tomou a mesma decisão em relação aos servidores estaduais.
O que funciona na quinta-feira e sexta-feira
Estão autorizadas a funcionar as seguintes atividades e estabelecimentos:
mercados, supermercados, hipermercados e congêneres;
panificadoras e padarias;
borracharias;
serviços bancários e casas lotéricas;
concessionárias de veículos, exclusivamente o setor de oficina para serviço de manutenção e conserto de veículos;
farmácias e drogarias;
serviços de saúde;
atividades de distribuição e comercialização de combustíveis, biocombustíveis, gás liquefeito de petróleo e demais derivados do petróleo;
serviços de delivery;
serviços de segurança e vigilância;
serviços de transporte de cargas;
órgãos e profissionais de comunicação;
situações comprovadas de urgências e emergências.
O que pode funcionar sábado e domingo
As restrições serão estendidas por todo o final de semana e serão mais rígidas no sábado (4) e domingo (5), com limitação ainda maior do funcionamento de várias atividades econômicas na cidade.
Assim, nestes dois dias poderão funcionar apenas as seguintes atividades:
farmácias e drogarias;
serviços de saúde;
serviços de segurança e vigilância;
serviços de delivery exclusivamente para alimentação e situações comprovadas de urgências e emergências.
Outras atividades que poderão funcionar
O novo decreto determina ainda que os serviços públicos como energia elétrica, saneamento básico, funerários, segurança pública, telecomunicações e radiodifusão, além de estabelecimentos que funcionam operando fornos, em turnos ininterruptos de 24h, estão autorizados a funcionar neste período, respeitando as determinações sanitárias para a contenção no novo coronavírus, inclusive, quanto aos atendimentos emergenciais.
Fiscalização
As medidas determinadas no decreto serão fiscalizadas pela vigilância sanitária municipal, em articulação com os serviços de vigilância sanitária federal e estadual, e com o apoio da Guarda Civil Municipal, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – Strans, da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Secretaria de Transportes – Setrans/PI.
Será reforçada a fiscalização para impedir aglomeração de pessoas; circulação em grande número de pessoas em locais públicos; consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e direção sob efeito de bebida alcoólica. Quem for flagrado sem máscara será multado.