Piauí divulga regras para retomada de três setores
A indústria da construção civil, cadeia automotiva, clínicas médicas e veterinárias poderão funcionar a partir de segunda, 6 de agosto.
O Governo do Piauí divulgou hoje (2) os decretos com medidas de prevenção para a reabertura dos setores de saúde animal, saúde humana, cadeia de serviços automotivos e construção civil na próxima segunda-feira, dia 6 de julho.
Com exceção dos serviços essenciais, as atividades econômicas estão suspensas há mais de 100 dias por causa da pandemia do novo coronavírus.
Por causa do alto risco de contágio, a volta ao trabalho será lenta e gradual, com um protocolo severo a ser seguido por cada área. A retomada será em quatro etapas.
As regras para cada setor
Evitar aglomerações de pessoas é principal recomendação do governo nesta fase, com distanciamento de dois metros entre trabalhadores e clientes, a fim de conter a disseminação do vírus.
A construção civil vai trabalhar com redução de operários nos canteiros de obra. Para as lojas de material de construção a orientação é atender pelo sistema de delivery.
As empresas deverão disponibilizar lavatórios para a higiene de todos, com água, sabão e álcool em gel a 70% na entrada. O uso de máscara é obrigatório.
Os consultórios terão que reduzir o número de transeuntes e acompanhantes, além de limitar a quantidade de clientes, com uma pessoa a cada quatro metros quadrados.
No setor de transporte urbano, o decreto recomenda a circulação dos ônibus apenas com passageiros sentados, além da instalação de barreiras para isolar motoristas e cobradores dos usuários.
Confira aqui todos os protocolos para cada setor.