Supermercados não abrem sábado e domingo em Teresina

Confira os serviços que podem funcionar hoje e no final de semana, conforme decreto da Prefeitura. Objetivo é melhorar índice de isolamento social.

Novo decreto assinado pelo prefeito Firmino Filho determina os serviços que podem funcionar em Teresina de hoje (26) até domingo. Os supermercados não funcionam no sábado e domingo. O objetivo é melhorar o índice de isolamento social para possibilitar a retomada das atividades econômicas a partir de 6 de julho.

Atualmente, de acordo com o acompanhamento feito pela Prefeitura do município através da startup InLoco, apenas 41% da população segue a recomendação de ficar em casa. Evitar aglomerações é importante para combater a proliferação do novo coronavírus, que já provocou 324 mortes na capital em três meses.

“Esse isolamento mais forte é de extrema necessidade para que possamos preparar a cidade para o início da retomada das atividades econômicas. É importante fazer um esforço maior para conter a disseminação do vírus, reduzir número de internações e de mortes”, disse Firmino.

Confira o que pode funcionar

Sexta-feira, dia 26:

Mercados, supermercados, hipermercados, mercadinhos;

Panificadoras e padarias;

Borracharias;

Bancos para pagamento do auxílio emergencial, benefícios sociais e autoatendimento;

Casas lotéricas;

Farmácias;

Serviços de saúde;

Postos de gasolina e distribuição de gás de cozinha;

Serviços de delivery;

Serviços de segurança e vigilância;

Transportes de cargas;

Comunicação.

Sábado, dia 27, e domingo, dia 28:

Farmácias e drogarias;

Serviços de saúde;

Serviços de segurança e vigilância;

Delivery exclusivamente para alimentação;

Comunicação.

Consumo de bebidas

Durante o período, será reforçada a fiscalização para garantir o cumprimento das medidas de isolamento social, de acordo com o decreto da Prefeitura de Teresina, em acordo com as determinações do Governo do Estado, a fim de evitar aglomerações e circulação de pessoas em locais públicos.

Também está proibida a venda de bebida alcoólica, consumo e direção sob o efeito de embriaguez.

A fiscalização será exercida pela Polícia Militar, Guarda Municipal e Strans, com a colaboração da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Transporte intermunicipal

O Governo do Piauí suspendeu de o funcionamento do transporte intermunicipal de passageiros de hoje até domingo, em todo o estado. Os veículos flagrados em descumprimento do decreto serão apreendidos. Está liberado apenas o serviço de transporte fretado de pacientes para realização de serviços de saúde.

 

Deixe uma resposta