Piauí prorroga isolamento social até o dia 6 de julho

Wellington Dias tomou a medida por causa do aumento no número de casos e mortes de Covid-19 no Piauí.
Governador Wellington Dias (Foto: Divulgação/CCom)

O governador do Piauí, Wellington Dias, prorrogou hoje (22) as medidas de isolamento social em todo o estado até o dia 6 de julho, por causa do crescimento no número de casos e mortes provocadas pelo novo coronavírus. O objetivo é evitar aglomeração de pessoas, ambiente ideal para a proliferação do vírus.

Com o novo decreto, comércio, academias de ginástica, escolas, shoppings centers, salões de beleza continuam fechados. Apenas os serviços essenciais, como supermercados, postos de combustíveis e farmácias, estão liberados para funcionar. Esta situação já dura mais de três meses.

A decisão foi tomada com base na orientação do Comitê de Operações Emergenciais (COE), que faz o acompanhamento dos casos de Covid-19 registrados no estado. O COE sugeriu a manutenção da quarentena por mais 15 dias.

Wellington Dias informou que na próxima segunda-feira (29) haverá uma nova reunião com os integrantes do Comitê para uma reavaliação do quadro da Covid-19 no estado e discutir a respeito da possibilidade de retomada gradual da economia.

O governador manteve a decisão de retomada gradual das atividades nos setores da construção civil, clínica e concessionárias de veículos automotores. Para isso, as empresas deverão cumprir as normas traçadas pelo Governo, a fim de garantir a saúde dos empregados e clientes.

Taxa de transmissibilidade

A sétima rodada de pesquisas sobre o índice de propagação do novo coronavírus no Piauí, divulgada hoje, revelou que a taxa de transmissibilidade voltou a aumentar: passou de 1.3 para 1.5, segundo o Instituto Amostragem. Isso significa que antes 10 pessoas infectavam outras 13, agora 10 pessoas estão infectando 15.

O estudo foi realizado entre os dias 17 e 20 de junho, com 4.009 pessoas de 11 municípios. De acordo com o levantamento, a estimativa é de 336.386 infectados no estado. Destes, 111 mil ainda estão transmitindo o vírus. A pesquisa estima que pelo 10% dos piauienses já tiveram contato com o vírus. Antes, eram 4%%.

“Voltamos a ter um crescimento exponencial. A situação se agravou nos últimos dias. Em Parnaíba, por exemplo, os casos estão crescendo muito. Destaco ainda os municípios de Picos, Floriano, Oeiras e São Raimundo Nonato, que estavam estabilizandos e estão voltando com um crescimento acima da média”, afirmou o diretor do Instituto Amostragem, Batista Teles.

Isolamento social

O chefe do executivo atribui o crescimento das taxas de transmissibilidade e de infecção à queda do isolamento social. “Na última quinta e sexta-feira, tivemos uns dos mais baixos índices de isolamento e, em consequência disso, aumenta o número de pessoas com coronavírus, com estimativa de pessoas infectadas ultrapassando os 300 mil”, disse Wellington Dias.

“Sem o isolamento adequado e sem a abertura programada, vamos enfrentar um longo período ruim. Sabemos que, mesmo com a ampliação de leitos, não teremos mais recursos humanos”, disse o diretor do COE, médico infectologista José Noronha.

 

Deixe uma resposta