Isolamento em Teresina cai ao mais baixo nível

Acompanhamento feito pela Prefeitura informa que apenas 36,5% ficaram em casa ontem. Na semana, média ficou entre 42% e 43%.

O índice de isolamento social em Teresina caiu significativamente na sexta-feira (19). Segundo acompanhamento feito pela startup Inloco, apenas 36,5% das pessoas ficaram em casa, o que aumenta o risco de contágio pelo novo coronavírus. Durante a semana, a média ficou entre 42% e 43%.

No país, a quarentena também tem apresentado uma média baixa e chegou a 34,7%, inferior ao registrado na capital piauiense. O valor ideal, segundo as autoridades sanitárias, é de 73%, que nunca foi alcançado em Teresina.

Pelo levantamento da startup, a zona leste foi a região que mais respeitou o isolamento, com 37,5%, seguida da centro-norte, com 37,07 %. Em terceiro lugar ficou a região sul, com 36,5%, e por último ficou a zona sudeste, 35,49%.

Os bairros que mais respeitaram o isolamento social em Teresina foram o Brasilar (45,93%), Jóquei (45,55%), Frei Serafim (42,7%), Distrito Industrial (42,55%) e Esplanada (42,05%). Já os bairros que apresentaram os menores percentuais foram Socopo (23,5%), Aroeiras (27,26%), Parque Juliana e Angélica (28%), Extrema (30,9%) e Vale Quem Tem (31%).

Teresina soma atualmente 5.794 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus e 271 óbitos.

Busca de pessoas com Covid-19

A Prefeitura de Teresina é destaque no Brasil por fazer busca ativa de familiares que residem na mesma casa de pessoas com Covid-19. Por isso, o município foi selecionado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde, da Organização Mundial de Saúde, para um debate virtual, que ocorreu nesta sexta-feira (19).

A enfermeira Andréia Sena explicou que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) fortaleceu o rastreamento ao ampliar a oferta de teste rápido da Covid-19 em 23 Unidades Básicas de Saúde. Se o paciente testar positivo nesse local, a equipe de saúde fica responsável por agendar o teste dos seus familiares em domicílio.

“Nós também ligamos para pessoas com Covid-19 que foram notificadas com a doença em outros estabelecimentos e fazemos esse agendamento da testagem em casa”, disse.

 

Deixe uma resposta