Piauí recebe respiradores para reforçar rede de UTI

Estado já recebeu 61 do total de 80 equipamentos adquiridos no início do ano. Material ficou retido em São Paulo.
O carregamento de respiradores chegou hoje (Foto: Divulgação)

O Piauí recebeu hoje (18) mais 20 respiradores para ampliar a capacidade de atendimento aos pacientes de Covid-19 em estado greve, com mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os equipamentos fazem parte de um estoque com 80 unidades que foi apreendido pelo Ministério da Saúde.

O material foi adquirido pelo Governo do Estado no início da pandemia. Para receber os respiradores, retidos em São Paulo, o governador Wellington Dias recorreu à Justiça Federal. O estado recebeu a primeira remessa em maio, após decisão judicial. O Piauí adquiriu os 80 respiradores por meio de duas empresas.

“Com esses equipamentos, estamos fortalecendo as unidades de saúde da capital e interior do estado, cumprindo o nosso objetivo de salvar vidas”, disse o secretário estadual da Saúde, Florentino Neto.

De acordo com o gestor, o Piauí procurou fortalecer a rede pública de saúde para enfrentar possíveis picos da doença no estado e evitar o colapso, principalmente com instalação de mais UTIs.

“Estamos verificando um crescimento da necessidade de leitos de terapia intensiva, com a chegada desses equipamentos temos um reforço nesse tipo de serviço, assegurando acesso da população à saúde”, afirmou Florentino Neto.

Com informações da CCom

 

Deixe uma resposta