Farmácia Escola faz fracionamento de medicamentos contra Covid-19

A medida é importante para que o remédio chegue ao  paciente na quantidade correta.
Farmácia da UFPI fraciona remédios contra a Covid (Foto: Divulgação)

Com a grande demanda de remédios para o tratamento da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a Prefeitura de Teresina solicitou apoio à Universidade Federal do Piauí no fracionamento de medicamentos, por meio da Farmácia Escola da UFPI.

Essa solução, que é uma espécie de unitarização de doses que são utilizadas no manejo clínico de pacientes acometidos pela covid-19, foi uma iniciativa dos farmacêuticos Handerson Rodrigues e Emisson Tarcísio, da Gerencia de Assistência Farmacêutica da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

O professor Everton Araújo, farmacêutico responsável técnico e coordenador da Farmácia Escola da UFPI, ressaltou que esse ajuste farmacotécnico de fracionamento ajuda a diminuir as perdas com o produto, que já é escasso, e que é fundamental hoje para o enfrentamento da pandemia.

“Esperamos continuar colaborando com os profissionais e serviços de saúde no enfrentamento à pandemia, e no cuidado com os pacientes acometidos corroborando, desta forma, a significativa função social da Farmácia Escola enquanto estabelecimento de saúde”, disse.

Devido à escassez no mercado, a Fundação Municipal de Saúde, está adquirindo apenas medicamentos em embalagens com uma grande quantidade do produto. Com isso, há necessidade de que o medicamento venha a passar por esse ajuste farmacotécnico, para que ele chegue com a quantidade correta para os pacientes.

A Fundação Municipal de Saúde adquire os medicamentos, encaminha-os à Farmácia Escola da UFPI, que executa o procedimento farmacotécnico de fracionamento. Após esta ação, os medicamentos voltam para a Fundação Municipal de Saúde, já fracionados, para que eles sejam distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde, que estão realizando o atendimento de pacientes com covid-19.

Esse procedimento é executado pelo professor Everton Araújo, pelo técnico de farmácia Sean Telles, pelo farmacêutico Pablo Ricardo, e por servidores que compõem o corpo técnico da Farmácia Escola da UFPI.

A Gráfica Universitária da UFPI, da Superintendência de Comunicação Social, tem dado apoio às ações da Farmácia Escola com impressos para embalagens. Nesta ação, foram produzidos os rótulos de identificação dos medicamentos, contendo as informações técnicas essenciais para a distribuição e consumo.

UFPI

 

Deixe uma resposta