Conselho Universitário da UFPI faz 1ª reunião online

A instituição de ensino está com as suas atividades suspensas desde março passado, por conta da pandemia do novo coronavírus.
Reunião do Conselho Universitário da UFPI (Foto: UFPI)

A primeira reunião do Conselho Universitário (Consun) da UFPI, após a suspensão das atividades presencias na Instituição por conta da Pandemia da covid-19, ocorreu na tarde de terça-feira (9), de forma online e com transmissão ao vivo pelo canal da UFPI TV no YouTube. A transmissão foi possível graças ao trabalho de equipes das Superintendências de Comunicação (SCS) e de Tecnologia da Informação ( STI).

A transmissão experimental da reunião teve a proposta de facilitar o acesso do público para acompanhar as votações do Consun, que reúne integrantes dos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão ( CEPEX) e Administrativo (CAD) da UFPI.

O presidente do Consun, José Arimatéia Dantas Lopes, disse que reuniões com transmissão ao vivo do Conselho passarão a ser frequentes na Universidade. “Fazer as transmissões ao vivo do Conselho é algo que já desejávamos fazer há algum tempo, para dar mais transparência às decisões do colegiado, mas, por questões técnicas, não havia sido possível ainda. Mas agora esse modelo de reunião experimental realizado via conferência tornou mais fácil realizar. Agradecemos à SCS e STI pelo suporte nessa transmissão”, falou.

Com mais de seis horas de duração, a reunião apreciou 14 dos 15 pontos que estavam em pauta. O vídeo da transmissão está disponível na íntegra no link: https://bit.ly/3cQwru7

“Dentro do cenário de pandemia, é preciso trabalhar alternativas criativas com o apoio das TICs. Sonhávamos poder transmitir as reuniões e fazia parte do nosso planejamento. Mas havia limitações técnicas. Agora, com a UfpiTV, ainda experimental e pela internet, acredito que possamos dar visibilidade às pautas, votações e discussões dos Conselhos Superiores. Dessa forma podemos sempre trabalhar por uma gestão transparente. Temos sempre o risco de transmissão: oscilação de velocidade de internet, energia, entres outros. Mas procuramos sempre fazer de forma competente com o apoio do STI”, avalia a superintendente de Comunicação, Jacqueline Dourado.

“Essa transmissão, ainda que em caráter experimental, estabelece um marco para a comunidade ufpiana e toda sociedade que acompanha as ações da UFPI. Estamos nos apropriando, juntamente e com apoio da SCS, das tecnologias pertinentes à difusão de conteúdo multimídia (streaming) de modo a aperfeiçoar, a cada transmissão, a experiência dos participantes e espectadores. Essa transmissão experimental foi importante para vivenciamos alguns problemas técnicos e aprendermos como evitá-los ou contorná-los ao vivo. Destacamos, ainda, que — além da transmissão ao vivo, que favorece a transparência e publicidade — a reunião é gravada como forma de contingência e segurança caso falhas na transmissão ocorram”, pondera Euclydes Melo, Superintendente de Tecnologia da Informação.

O recurso de realização online de reuniões e transmissão ao vivo de Conselhos Superiores também ocorre em diversas universidades federais, como UFOP, UFMS, UFSC, UGV, entre outras.

UFPI

 

Deixe uma resposta