HGV recebe respiradores e abre 10 novos leitos de UTI

Os equipamentos vão ampliar a capacidade de atendimento a pacientes com o novo coronavírus em estado mais grave.
Instalação de novos leitos de UTI no Hospital Getúlio Vargas (Foto: Divulgação)

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) recebeu hoje (28) uma remessa de respiradores mecânicos adquiridos pelo Governo do Estado do Piauí. Os equipamentos chegaram ao Piauí nessa quarta-feira (27) e vão ampliar a capacidade de atendimento a pacientes com a Covid-19 em estado mais grave da doença.

Os respiradores fazem parte de um lote de 80 equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado e que foram retidos pelo Ministério da Saúde. Foi necessário o Estado entrar na Justiça para reaver os equipamentos. Por meio de mandado de busca e apreensão, os 20 ventiladores foram localizados em São Paulo e o governo enviou avião para o resgate imediato dos mesmos. O restante do lote deve ser entregue nos próximos dias já garantidos também por decisão judicial.

O diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, explica que, com a chegada dos respiradores, mais 10 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) serão abertos, o que totaliza 30 leitos na Área Covid e 16 leitos na UTI geral. Ao todo, o HGV passa a contar com 46 leitos de unidade de terapia intensiva.

Segundo o Núcleo Integrador de Assistência e Vigilância em Saúde (Niavs), o HGV tem 25 pacientes internados na Área Covid, sendo 13 na UTI e 12 nas enfermarias.

CCom

 

Deixe uma resposta