ENTRETENIMENTO

Festival Nacional de Teatro começa nesta quarta em Floriano

Os espetáculos acontecem nos Teatros Cidade Cenográfica e Maria Bonita, com participação de companhias de vários estados.
Festival Nacional de Teatro em Floriano começa nesta quarta-feira (Foto: Divulgação)

O 11º Festival Nacional de Teatro do Piauí será realizado no período de 24 a 28 de janeiro e a cidade de Floriano será palco da apresentação de 20 espetáculos de companhias provenientes de diferentes estados do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará.

Com entrada gratuita, a programação do evento atenderá a diversos públicos. Desde espetáculos infantis, que serão realizados pela manhã nos Teatros Cidade Cenográfica e Maria Bonita, até performances impactantes para os adultos, incluindo monólogos.

Já durante a tarde, o público poderá participar de várias atividades oferecidas pelos grupos teatrais participantes do evento, como oficinas de iluminação promovida pela Rococó Produções, do Rio Grande do Sul; a oficina “A música é o brincar na formação integral da criança”, que será oferecida pelo grupo Serelepe, de Minas Gerais; oficina “Som da Cena”, oferecida pela Trapiá Cia Teatral, do Rio Grande do Norte; Oficina de Teatro Musical, ministrada pelo Grupo Tramoya de Teatro, de Minas Gerais; dentre outras.

Segundo o produtor geral do Festival, César Crispim, o evento se destaca por ser um espaço de celebração e apreciação da arte em todas as suas formas. “Acreditamos na democratização da cultura e, por isso, a entrada para todas as apresentações é gratuita. Queremos proporcionar a oportunidade para que um público amplo e diversificado desfrute do talento e da criatividade expressos em cada performance”, afirma.

Além das apresentações e oficinas, o público também terá acesso a debates e workshops que oferecem uma oportunidade única de interação entre artistas e público.

“A democratização da cultura é a essência deste festival e a entrada gratuita em todas as apresentações reforça nosso compromisso, enquanto Secult, em proporcionar oportunidades para que um público amplo e diversificado desfrute do talento e da criatividade expressos em cada performance”, afirma o secretário estadual da Cultura, Carlos Anchieta.

O evento é uma realização do Grupo Escalet de Teatro, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult), por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec) e patrocínio da Equatorial Piauí. A programação completa, com detalhes sobre cada dia e evento, está disponível no site oficial do festival: www.escalet.com.br.

 

Deixe uma resposta